Pesquisadores Associados




Conselho1
Pesquisadores AssociadosApoio Técnico 1Iniciação Cientifica

AlexandreAlexandre Orlandi Passos

Mestre em Engenharia Mineral pelo Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2015) e Graduado em Engenharia Geológica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1988). Atualmente é sócio proprietário da i9 Tecnologia Ltda.. Tem experiência na área de mineração e na industria, com ênfase em geologia, planejamento de lavra, gestão integrada, otimização de processos e projetos de sustentabilidade. Desenvolveu mecanismos de gestão de projetos de inovação tecnológica que foram aplicados na implementação do setor de PD&I da Fundação Victor Dequech e coordenou a área de inovação da Fundação Gorceix. Atuou como gerente da fábrica da Votomassa e do sistema Matrix, e como gerente Brasil de mineração da Votorantim Cimentos. Esta experiência foi base para o desenvolvimento de várias oportunidades de inovação que podem contribuir para a sustentabilidade da mineração brasileira, tais como: - Novos cimentícios; - Método construtivo Ecoeficiente; - Mineração sustentável focada em desenvolvimento regional.

Currículo Lattes

 

 

 

 

Antônio CarlosAntonio Carlos da Costa Martins

Doutor em Engenharia Mineral (2017) e mestre em Engenharia Mineral pelo Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2012), graduação em licenciatura em Física pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2009). Experiência na área de Engenharia de Minas, com ênfase em lavra, atuando principalmente na utilização de software de mineração em projetos de lavra e na aplicação de métodos geofísicos no apoio ao planejamento de lavra. Tem atuado na capacitação e treinamento de alunos no uso de software de mineração nas disciplinas de lavra, como parte do programa de estágio supervisionado em docência na Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisador do NAP.Mineração/USP (Núcleo de Pesquisa para a Pequena Mineração Responsável da USP), apoiando o projeto Mina Experimental bem como os demais projetos do núcleo nas áreas de aplicação de geofísica e de software de mineração.

Currículo Lattes 

 

 

 

 

 

Dennis TravaginiDennis Travagini

Possui graduação em Engenharia de Minas pela Universidade de São Paulo (2010), mestrado em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo (2014) e MBA em Logística e Operações pela Universidade de Santo Amaro (2015). Atualmente doutorando em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo. Com anos de experiência em Projetos Industriais e Otimização de Lavra, Usina de Beneficiamento, Ferrovias e Portos. Participou de projetos com minérios de ouro, amianto, níquel, ferro e nióbio, granel vegetal (soja e açúcar) e graneis líquidos. Seu conhecimento envolve otimização de ativos, dimensionamento, seleção e especificação de equipamentos e simulação dinâmica avançada de portos, ferrovias, usinas e minerações. Recentemente possuía o cargo de Líder na América do Sul do Grupo de Simulação Dinâmica da Hatch Consultoria e Gerenciamento de Empreendimentos. Atualmente é Sócio Fundador da empresa DYNAMINE Consultoria em Engenharia e pesquisador do NAP.Mineração. Recentemente atuou em projetos de simulação dinâmica de lavras, usinas de beneficiamento, ferrovias, terminais portuários e rejeitodutos. Atua nas disciplinas de mecânica e processos, realizando as atividades referente a ambas as áreas, de critério de projeto de processo a layout mecânico e corte da planta.

Currículo Lattes

 

 
 
 
 
 
 
 

Photo - Dr. Helio LazarimHélio Lazarim

Profissional com mais de 25 anos de carreira na indústria de mineração tendo atuado em cargos executivos em empresas de grande porte como Vale, Mineração Rio do Norte e Anglo American. Foi gerente geral e head de áreas operacionais e de planejamento estratégico, onde liderou a implantação de projetos de inovação e desenvolvimento sustentável nas empresas em que atuou. Atualmente é pesquisador colaborador na Universidade de São Paulo e trabalha em parceria com o DPI (Development Partner Institute) no Brasil. Além disso, atua como membro do Projeto Gold Matters para o desenvolvimento de mineração responsável em pequena escala na América do Sul e África. As principais linhas de trabalho tem por objetivo fomentar, atráves da inovação, o desenvolvimento de discussões multi-stakeholders em setores industriais e a implantação de projetos que visam assegurar a sustentabilidade em áreas operacionais.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Jacopo SeccatoreJacopo Seccatore

Engenheiro Civil pelo Politécnico de Torino (Itália) (2008), possui MSc pelo mesmo Politecnico de Torino em Geoengenharia (2010) e PhD pela Universidade de São Paulo em Engenharia Mineral (2014). Atualmente é Pesquisador Senior do NAP.Mineração. È coordenador do Grupo de Explosivos e da Mina Experimental do NAP.Mineração. Possui experiência específica em Engenharia dos Explosivos para aplicações de Mineração e Engenharia Civil, escavação de túneis e espaços subterrâneos, lavra de minas a céu-aberto e subterrânea, projetação civil estrutural e geotécnica. Atua como consultor do Politécnico de Torino (Itália), da Universidade de British Columbia (Canada), do World Gold Council (UK), e de várias empresas e administrações públicas no País e no Exterior. É Membro Pleno da International Society of Explosives Engineers, EUA, desde 2010 e Membro Pleno da Ordem dos Engenheiros (Ordine degli Ingegneri), Itália, desde 2010. Senta na da Mesa dos Diretores da Sociedade Internacional de Engenheiros de Explosivos ISEE – Brazilian Chapter desde 2013 e da Associação Brasileira de Engenharia de Explosivos desde 2014. É editor associado da Revista Escola de Minas (REM).

Currículo Lattes

 

 

 

MarjoMarjo de Theije

Professsora associada do Departamento de Antropologia Social e Cultural da VU University Amsterdam e membro de meio período de equipe de pesquisa da CEDLA. Recebeu seu Ph.D. em Ciências Sociais na Universidade de Utrecht em 1999. Atualmente também é diretora acadêmica do Programa Acadêmico VU Brasil na Universidade VU e coordena vários projetos intenacionais de pesquisa.

Currículo Lattes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RicardoRicardo Marcelo Tichauer

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1991), Mestre em Administração de Negócios (MBA) pela Georgetown University (2001), e Mestre em Ciências (MSc) em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo (2016). Consultor para o Projeto META do Ministério das Minas e Energia. Consultor em planejamento e implementação de projetos de mineração de pequeno e médio porte.

Currículo Lattes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tatiane MarinTatiane Marin

Engenheira de Minas pela USP (2005), Engenheira de Segurança pela EPUSP (2008), MSc em Engenharia Mineral pela USP (2009), Ph.D. em Engenharia Mineral (2015). Atualmente é pesquisadora senior do NAP.Mineração, pós-doutoranda do projeto Min_AO². As áreas de especialidade incluem governança de lavra, modelagem geológica, planejamento de lavra e desenho de minas a céu-aberto e subterrâneas, mapeamento de processos de lavra e simulação de lavra.

Currículo Lattes