Apoio Técnico

Conselho1
Pesquisadores AssociadosApoio Técnico 1Iniciação Cientifica

Alessandra Perondi

Possui experiência na prestação de serviços de suporte administrativo à empresas. Atualmente é uma das integrantes da equipe do NAP.Mineração, onde parceria, responsabilidade e compromisso são palavras que definem bem sua conduta de trabalho.

Brena Barros CavalcanteBrena Barros Cavalcante

Possui Graduação em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Campina Grande (2019). Atua na área de Planejamento de Lavra, com ênfase na aplicação de simulação dinâmica de eventos discretos em operações de mina. Executa trabalhos de modelagem geológica e desenho de mina  em projetos desenvolvidos em parceria com o NAP.Mineração e a Fundação Instituto Politécnico de Inovação em Engenharia - FIPIE. Além disso, desenvolve pesquisas de mestrado na área de gestão e análise de dados operacionais de mineração por meio de técnicas de ciência de dados

Bruno

Bruno Santana

Graduando em Engenharia de Petróleo pela FMU. Atuou como estagiário por dois anos no Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM, em colaboração com o NAP.Mineração/USP e a Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo - SEM, vinculado ao projeto de atualização do banco de dados para publicação do Anuário Mineral Brasileiro AMB ano base 2015. Possui experiência em projetos de mineração sustentável em pequena escala, também na aplicação de ROV's em operação na indústria de O&G e mineração subaquática. Atualmente trabalha no levantamento e tratamento de informações, para avaliação preliminar de novos negócios no ramo da mineração, com foco na viabilidade econômica e gestão de riscos associados.

Photo - Carlos Henrique Xavier AraujoCarlos Henrique Xavier Araujo

Possui graduação em Engenharia de Minas pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2015). Mestrado em Engenharia Mineral pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2018). Atualmente doutorando em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa para a Mineração Responsável (NAP.Mineração/USP). Experiência profissional com planejamento e execução de projetos de engenharia de minas, aplicando conceitos inovadores e responsáveis de gestão integrada de exploração de mineração, governança e desenvolvimento sustentável. Trabalhou no desenvolvimento do projeto Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Mineração em Pequena Escala no Brasil (Projeto META MPE/MME), realizado pelo Consórcio Internacional Projekt-Consult/RDC Global/NAP. Mineração-USP, financiado pelo Banco Mundial/BIRD. Atualmente, faz parte do Projeto GOLD MATTERS: Sustainability Transformations in Artisanal and Small-scale Gold Mining: A Multi-Actor and Trans-Regional Perspective para o desenvolvimento da mineração responsável em pequena escala na América do Sul e África.

Foto ErberttErbertt Barros Bezerra

Técnico em Mineração pelo Instituto Federal da Paraíba (2013). Possui graduação em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Campina Grande (2017). Atualmente, mestrando em Engenharia Mineral pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, desenvolve pesquisa na área de Indicadores Chaves de Desempenho e Planejamento de Lavra. Está vinculado ao projeto Min_AO², pelo Núcleo de Pesquisa para Mineração Sustentável da Universidade de São Paulo – NAP.Mineração em parceria com a VALE S.A, desenvolvendo pesquisa direcionada à Gestão Sistêmica de Lavra.

Rafael BarrosoRafael Barroso

Possui graduação em Engenharia de Minas pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (2014) e é mestrando em Engenharia Mineral pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo vinculado ao Projeto Min_AO², pelo Núcleo de Pesquisa para a Mineração Sustentável da Universidade de São Paulo - NAP.Mineração.

Foto RanyereRanyere Sousa Silva

Possui graduação em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Campina Grande (2016). Atuou como professor do SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL - SENAI (PB), nas unidades CITI e CAM, nos cursos Técnico em Edificações e Técnico em Mineração. Atualmente, executa serviços de desenho e otimização de lavra, gestão de projetos de mineração e aplicação de ciência de dados na análise de eficiência operacional de mina. Como aluno de mestrado do Programa de Pós Graduação em Engenharia Mineral pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, desenvolve pesquisas voltadas às áreas de Planejamento de Lavra. Vinculado ao Projeto Min_AO², pelo Núcleo de Pesquisa para a Mineração Sustentável da Universidade de São Paulo - NAP.Mineração em parceria com a VALE S.A, desenvolve pesquisa direcionada à Gestão Sistêmica de Lavra.

Roger RosaRoger Rosa Silva Gonçalves

Graduado em Engenharia de Minas pela Faculdade Adjetivo-CETEP (2016). Atualmente mestrando em Engenharia Mineral pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atuou como estagiário do NAP.Mineração/USP (Núcleo de Pesquisa para a Pequena Mineração Responsável da USP) e no Projeto Mina Experimental. Possui conhecimentos em softwares de planejamento e sequenciamento de lavra (Micromine e Deswik).