Conselho1Pesquisadores AssociadosApoio Técnico 1Iniciação Cientifica

Giorgiio de Tomi

Giorgio de Tomi, Diretor.

Engenheiro de Minas da Universidade de São Paulo (1983), possui doutorado pelo Imperial College, University of London(1995) e mestrado pela Southern Illinois University (1989). Atualmente é chefe do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politénica da Universidade de São Paulo e Diretor do NAP.Mineração/USO (Núcleo de Pesquisa para a Pequena Mineração Responsável da USP). É membro do Conselho Editorial do periódico "Mining Tecnology" ("Transactions of the Institutions of Mining and Metallurgy: Section A"), da Taylor&Francis, e membro do Conselho Editorial do periódico "Brasil Mineral". É revisor dos periódicos: Information Sciences, Journal of the Operational Research Society e Journal of Cleaner Production. É Assessor Internacional do Programa Global de Mercúrio da UNIDO (United Nations Industrial Development Organization) em Vienna, Austria, desde 2011 com index 502486. É membro pleno da Society of Mining, Metallurgy and Exploration (SME/EUA) desde 1981 com registro #7937000. É membro pleno do IOM3 (Institute of Materials, Minerals and Mining) desde 1994, com registro 612131. É Competent Person (JORC) e Qualified Person (NI 43-101). É atualmente Conselheiro do Parque Tecnológico de Santos -SP, como representante da Escola Politécnica da USP. Tem ampla atuação em gestão de inovação e na área de Engenharia de Minas, principalmente nas seguintes especialidades: planejamento de lavra, software de mineração, automação na mineração, inovação para a mineração, gestão da cadeia de produção mineral, governança de lavra, "lean mining" e gestão de produção na indústria mineral.

Arthur Pinto ChavesArthur Pinto Chaves, Conselheiro

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica, (1969), mestrado em Tecnologia Mineral (1972), doutorado (1983), livre-docência (1989), Professor Titular (1992), todos pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado na Southern Illinois University at Carbondale- USA. Atualmente é professor colaborador MS-6 no Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da EPUSP. No passado foi engenheiro junior do IPT, assessor da diretoria do IPT, Gerente de Processos Minerais da Paulo Abib Engenharia S/A, Gerente de Planejamento e Desenvolvimento das Empresas Brumadinho, Gerente de Operações e Mercado da Promon Engenharia e professor colaborador MS-5 no Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia de Minas, com ênfase em Tratamento de Minérios, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia limpa, beneficiamento, tecnologia mineral, tratamento de minérios e flotação.

Jorge BettencourtJorge Silva Bettencourt, Conselheiro

Graduado em Geologia pela Universidade de São Paulo (1961), doutorado (1972) e livre-docente (1992) pela Universidade de São Paulo. É professor titular colaborador do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, desde 2000. Experiência nas áreas de exploração mineral e modelos de depósitos minerais, atuando como geólogo de exploração mineral e como consultor. Interesse atual em pesquisa, mais dirigido à metalogenia e à exploração mineral, tem como foco os temas: craton Amazônico e Bacia do São Francisco, evolução crustal proterozóica e modelamento metalogenético de depósitos minerais -metais raros e metais não ferrosos- com ênfase em isótopos estáveis e inclusões fluídas. É pesquisador de produtividade do CNPq - nível 1A. Co-Chairman do IGCP-426: Granite Systems and Proterozoic Lithospheric Processes (UNESCO/IUGS, 1998-2003). Tem o Barlow Memorial Medal outorgada, em 2002, pelo Canadian Institute of Mining, Metallurgy and Petroleum (CIM) e, em 2004, recebeu a Medalha José Bonifácio de Andrade e Silva da Sociedade Brasileira de Geologia.

Maurício Bergerman, Conselheiro

Possui graduação em Engenharia de Minas pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo (2013). Trabalhou por 7 anos na Vale S.A. nas minas do Sossego, Pico e na área de novos projetos de cobre, sempre na área de processo. Trabalhou como Professor Adjunto da Universidade Federal de Alfenas entre 2011 e 2014. Desde 2014 é Professor Doutor no Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Universidade de São Paulo. Possui experiência em projetos de minérios de cobre, ferro, zinco, chumbo, fosfato, vanádio, titânio e materiais para construção civil e reciclagem de resíduaos, tendo desenvolvido seu mestrado na área de moagem semi-autógena e o doutorado sobre remoagem com moinhos verticais. Atua também na área de pré-concentração, tendo desenvolvido estudos para avaliar diferentes minérios de depósitos do Brasil. Possui um pedido de patente pelo desenvolvimento de uma rota inovadora para retirada de urânio de um minério sulfetado de cobre.

WagnerVagner Roberto Elis, Conselheiro

Possui gradução em Geologia (1990), Mestrado em Geociência e Meio Ambiente (1993) e Doutorado em Geociência e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Atualmente é Professor Doutor II no Departamento de Geofísica do IAG/USP. Desde outubro de 2010 é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geofísica. Tem experiência em Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: Geofísica Aplicada, Área de Disposição de Resíduos, Métodos Geoelétricos, Geologia Ambiental e Caracterização Geoambiental.

Entrevista na Revista Minérios & Minerales (12)