Equipe

 

Conheça a Equipe do NAP.Mineração:

  •  

     

    Giorgiio de TomiGIORGIO DE TOMI - Diretor 

    Engenheiro de Minas da Universidade de São Paulo (1983), possui doutorado pelo Imperial College, University of London (1995) e mestrado pela Southern Illinois University (1989). Atualmente é Chefe do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Diretor do NAP.Mineração/USP (Núcleo de Pesquisa para a Pequena Mineração Responsável da USP). É membro do Conselho Editorial do periódico "Mining Technology" ("Transactions of the Institutions of Mining and Metallurgy: Section A"), da Taylor & Francis, e mebro do Conselho Editorial do periódico "Brasil Mineral". É revisor dos periódicos Information Sciences, Journal of the Operational Research Society e Journal of Cleaner Production. É Assessor Internacional do Programa Global de Mercúrio da UNIDO (United Nations Industrial Development Organization) em Vienna, Austria, desde 2011 com index 502486. É membro pleno da Society for Mining, Metallurgy and Exploration (SME/EUA) desde 1981 com registro #793700. É membro pleno do IOM3 (Instutute of Materials, Minerals and Mining) desde 1994, com registro 461723. Possui certificação CEng junto ao Engineering Council, UK, desde 1994, com registro 612131. É Competent Person (JORC) e Qualified Person (NI 43-101). É atualmente Conselheiro do Parque Tecnológico de Santos-SP, como representante da Escola Politécnica da USP. Tem ampla atuação em gestão de inovação e na área de Engenharia de Minas, principalmente nas seguintes especialidades: planejamento de lavra, software de mineração, automação na mineração, inovação para a mineração, gestão da cadeia de produção mineral, governança de lavra, 'lean mining' e gestão de produção na industria mineral.

    Currículo Lattes


    Arthur Pinto ChavesArthur Pinto Chaves, Conselheiro

    Possui graduação em Engenharia Metalúrgica, (1969), mestrado em Tecnologia Mineral (1972), doutorado (1983), livre-docência (1989), Professor Titular (1992), todos pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado na Southern Illinois University at Carbondale- USA. Atualmente é professor colaborador MS-6 no Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da EPUSP. No passado foi engenheiro junior do IPT, assessor da diretoria do IPT, Gerente de Processos Minerais da Paulo Abib Engenharia S/A, Gerente de Planejamento e Desenvolvimento das Empresas Brumadinho, Gerente de Operações e Mercado da Promon Engenharia e professor colaborador MS-5 no Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia de Minas, com ênfase em Tratamento de Minérios, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia limpa, beneficiamento, tecnologia mineral, tratamento de minérios e flotação

    Currículo Lattes









    Jorge BettencourtJorge Silva Bettencourt, Conselheiro

    Graduado em Geologia pela Universidade de São Paulo (1961), doutorado (1972) e livre-docente (1992) pela Universidade de São Paulo. É professor titular colaborador do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, desde 2000. Experiência nas áreas de exploração mineral e modelos de depósitos minerais, atuando como geólogo de exploração mineral e como consultor. Interesse atual em pesquisa, mais dirigido à metalogenia e à exploração mineral, tem como foco os temas: craton Amazônico e Bacia do São Francisco, evolução crustal proterozóica e modelamento metalogenético de depósitos minerais -metais raros e metais não ferrosos- com ênfase em isótopos estáveis e inclusões fluídas. É pesquisador de produtividade do CNPq - nível 1A. Co-Chairman do IGCP-426: Granite Systems and Proterozoic Lithospheric Processes (UNESCO/IUGS, 1998-2003). Tem o Barlow Memorial Medal outorgada, em 2002, pelo Canadian Institute of Mining, Metallurgy and Petroleum (CIM) e, em 2004, recebeu a Medalha José Bonifácio de Andrade e Silva da Sociedade Brasileira de Geologia.

    Currículo Lattes








    Maurício Bergerman, Conselheiro

    Possui graduação em Engenharia de Minas pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo (2013). Trabalhou por 7 anos na Vale S.A. nas minas do Sossego, Pico e na área de novos projetos de cobre, sempre na área de processo. Trabalhou como Professor Adjunto da Universidade Federal de Alfenas entre 2011 e 2014. Desde 2014 é Professor Doutor no Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Universidade de São Paulo. Possui experiência em projetos de minérios de cobre, ferro, zinco, chumbo, fosfato, vanádio, titânio e materiais para construção civil e reciclagem de resíduaos, tendo desenvolvido seu mestrado na área de moagem semi-autógena e o doutorado sobre remoagem com moinhos verticais. Atua também na área de pré-concentração, tendo desenvolvido estudos para avaliar diferentes minérios de depósitos do Brasil. Possui um pedido de patente pelo desenvolvimento de uma rota inovadora para retirada de urânio de um minério sulfetado de cobre.

    Currículo Lattes







    WagnerVagner Roberto Elis, Conselheiro

    Possui gradução em Geologia (1990), Mestrado em Geociência e Meio Ambiente (1993) e Doutorado em Geociência e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Atualmente é Professor Doutor II no Departamento de Geofísica do IAG/USP. Desde outubro de 2010 é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geofísica. Tem experiência em Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: Geofísica Aplicada, Área de Disposição de Resíduos, Métodos Geoelétricos, Geologia Ambiental e Caracterização Geoambiental.

    Currículo Lattes

     
  •  

    AlexandreAlexandre Orlandi Passos

    Mestre em Engenharia Mineral pelo Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2015) e Graduado em Engenharia Geológica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1988). Atualmente é sócio proprietário da i9 Tecnologia Ltda.. Tem experiência na área de mineração e na industria, com ênfase em geologia, planejamento de lavra, gestão integrada, otimização de processos e projetos de sustentabilidade. Desenvolveu mecanismos de gestão de projetos de inovação tecnológica que foram aplicados na implementação do setor de PD&I da Fundação Victor Dequech e coordenou a área de inovação da Fundação Gorceix. Atuou como gerente da fábrica da Votomassa e do sistema Matrix, e como gerente Brasil de mineração da Votorantim Cimentos. Esta experiência foi base para o desenvolvimento de várias oportunidades de inovação que podem contribuir para a sustentabilidade da mineração brasileira, tais como: - Novos cimentícios; - Método construtivo Ecoeficiente; - Mineração sustentável focada em desenvolvimento regional.

    Currículo Lattes





     

     

    Antônio CarlosAntonio Carlos da Costa Martins

    Doutor em Engenharia Mineral (2017) e mestre em Engenharia Mineral pelo Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2012), graduação em licenciatura em Física pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2009). Experiência na área de Engenharia de Minas, com ênfase em lavra, atuando principalmente na utilização de software de mineração em projetos de lavra e na aplicação de métodos geofísicos no apoio ao planejamento de lavra. Tem atuado na capacitação e treinamento de alunos no uso de software de mineração nas disciplinas de lavra, como parte do programa de estágio supervisionado em docência na Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisador do NAP.Mineração/USP (Núcleo de Pesquisa para a Pequena Mineração Responsável da USP), apoiando o projeto Mina Experimental bem como os demais projetos do núcleo nas áreas de aplicação de geofísica e de software de mineração.

    Currículo Lattes







     

    Dennis TravaginiDennis Travagini

    Possui graduação em Engenharia de Minas pela Universidade de São Paulo (2010), mestrado em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo (2014) e MBA em Logística e Operações pela Universidade de Santo Amaro (2015). Atualmente doutorando em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo. Com anos de experiência em Projetos Industriais e Otimização de Lavra, Usina de Beneficiamento, Ferrovias e Portos. Participou de projetos com minérios de ouro, amianto, níquel, ferro e nióbio, granel vegetal (soja e açúcar) e graneis líquidos. Seu conhecimento envolve otimização de ativos, dimensionamento, seleção e especificação de equipamentos e simulação dinâmica avançada de portos, ferrovias, usinas e minerações. Recentemente possuía o cargo de Líder na América do Sul do Grupo de Simulação Dinâmica da Hatch Consultoria e Gerenciamento de Empreendimentos. Atualmente é Sócio Fundador da empresa DYNAMINE Consultoria em Engenharia e pesquisador do NAP.Mineração. Recentemente atuou em projetos de simulação dinâmica de lavras, usinas de beneficiamento, ferrovias, terminais portuários e rejeitodutos. Atua nas disciplinas de mecânica e processos, realizando as atividades referente a ambas as áreas, de critério de projeto de processo a layout mecânico e corte da planta.

    Currículo Lattes


     


    Jacopo SeccatoreJacopo Seccatore

    Engenheiro Civil pelo Politécnico de Torino (Itália) (2008), possui MSc pelo mesmo Politecnico de Torino em Geoengenharia (2010) e PhD pela Universidade de São Paulo em Engenharia Mineral (2014). Atualmente é Pesquisador Senior do NAP.Mineração. È coordenador do Grupo de Explosivos e da Mina Experimental do NAP.Mineração. Possui experiência específica em Engenharia dos Explosivos para aplicações de Mineração e Engenharia Civil, escavação de túneis e espaços subterrâneos, lavra de minas a céu-aberto e subterrânea, projetação civil estrutural e geotécnica. Atua como consultor do Politécnico de Torino (Itália), da Universidade de British Columbia (Canada), do World Gold Council (UK), e de várias empresas e administrações públicas no País e no Exterior. É Membro Pleno da International Society of Explosives Engineers, EUA, desde 2010 e Membro Pleno da Ordem dos Engenheiros (Ordine degli Ingegneri), Itália, desde 2010. Senta na da Mesa dos Diretores da Sociedade Internacional de Engenheiros de Explosivos ISEE – Brazilian Chapter desde 2013 e da Associação Brasileira de Engenharia de Explosivos desde 2014. É editor associado da Revista Escola de Minas (REM).

    Currículo Lattes

     





    MarjoMarjo de Theije

    Professsora associada do Departamento de Antropologia Social e Cultural da VU University Amsterdam e membro de meio período de equipe de pesquisa da CEDLA. Recebeu seu Ph.D. em Ciências Sociais na Universidade de Utrecht em 1999. Atualmente também é diretora acadêmica do Programa Acadêmico VU Brasil na Universidade VU e coordena vários projetos intenacionais de pesquisa.

    Currículo














    RicardoRicardo Marcelo Tichauer

    Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1991), Mestre em Administração de Negócios (MBA) pela Georgetown University (2001), e Mestre em Ciências (MSc) em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo (2016). Consultor para o Projeto META do Ministério das Minas e Energia. Consultor em planejamento e implementação de projetos de mineração de pequeno e médio porte.

    Currículo Lattes















    Tatiane MarinTatiane Marin

    Engenheira de Minas pela USP (2005), Engenheira de Segurança pela EPUSP (2008), MSc em Engenharia Mineral pela USP (2009), Ph.D. em Engenharia Mineral (2015). Atualmente é pesquisadora senior do NAP.Mineração, pós-doutoranda do projeto Min_AO². As áreas de especialidade incluem governança de lavra, modelagem geológica, planejamento de lavra e desenho de minas a céu-aberto e subterrâneas, mapeamento de processos de lavra e simulação de lavra.

    Currículo Lattes

     

     

  •  


    Alessandra PerondiAlessandra Perondi

    Possui experiência na prestação de serviços de suporte administrativo à empresas. Atualmente é uma das integrantes da equipe do NAP.Mineração, onde parceria, responsabilidade e compromisso são palavras que definem bem sua conduta de trabalho.







     
     







    BrunoBruno Santana

    Graduando em Engenharia de Petróleo e Gás pela Universidade Estácio. Atuou como estagiário por dois anos no Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM, em colaboração com o NAP.Mineração/USP e a Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo - SEM, vinculado ao projeto de atualização do banco de dados para publicação do Anuário Mineral Brasileiro AMB ano base 2015. Possui experiência em projetos de mineração sustentável em pequena escala. Atualmente desenvolve pesquisas com foco na aplicação de ROV's em operação de produção de O&G e mineração subaquática.










     

    Carlos HenriqueCarlos Henrique Xavier Araujo

    Possui graduação em Engenharia de Minas pelo Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP/ULBRA (2015). Atualmente mestrando em Engenharia Mineral pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, vinculado ao Projeto de Políticas Públicas para o setor mineral do Estado de São Paulo, pelo NAP.Mineração/USP (Núcleo de Pesquisa para a Pequena Mineração Responsável da USP). Membro do grupo de pesquisa Redes de Colaboração em prol do Empreendedorisomo e da Inovação do Estado do Tocantins.











    Rafael BarrosoRafael Barroso

    Possui graduação em Engenharia de Minas pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (2014) e é mestrando em Engenharia Mineral pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo vinculado ao Projeto Min_AO², pelo Núcleo de Pesquisa para a Mineração Sustentável da Universidade de São Paulo - NAP.Mineração.
















    Ranyere SuzaRanyere Sousa Silva

    Possui graduação em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Campina Grande (2016). Atuou como professor do SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL - SENAI (PB), nas unidades CITI e CAM, nos cursos Técnico em Edificações e Técnico em Mineração. Atualmente, é aluno de mestrado do Programa de Pós Graduação em Engenharia Mineral pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, desenvolvendo pesquisas voltadas às áreas de Planejamento de Lavra. Vinculado ao Projeto Min_AO², pelo Núcleo de Pesquisa para a Mineração Sustentável da Universidade de São Paulo - NAP.Mineração em parceria com a VALE S.A, desenvolve pesquisa direcionada à Gestão Sistêmica de Lavra.












    Roger RosaRoger Rosa Silva Gonçalves

    Graduado em Engenharia de Minas pela Faculdade Adjetivo-CETEP (2016). Atualmente mestrando em Engenharia Mineral pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atuou como estagiário do NAP.Mineração/USP (Núcleo de Pesquisa para a Pequena Mineração Responsável da USP) e no Projeto Mina Experimental. Possui conhecimentos em softwares de planejamento e sequenciamento de lavra (Micromine e Deswik).




  • O NAP.Mineração contribui ativamente no desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica


    Os alunos são listados abaixo:


    • Alexander Burt

    • Arthur Vezneyan