Unidade de pesquisa industrial na USP desenvolve tecnologia verde

20190228 bio-dna-554x305

Embrapii Tecnogreen busca parceria entre pesquisadores e empresários na criação de soluções ambientais.

O Momento USP Inovação desta semana conversou com o professor Jorge Alberto Soares Tenório, coordenador da Unidade Embrapii Tecnogreen, da Escola Politécnica (Poli) da USP. A Embrapii é a Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, fundada pelo Governo Federal há cinco anos, com o objetivo de estabelecer parcerias entre o setor industrial e os institutos de ciências e tecnologia do Brasil, sobretudo as universidades. A organização se financia com recursos provenientes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Ministério da Saúde e do Ministério da Educação.

A USP possui quatro das 40 unidades da Embrapii, distribuídas por todo território nacional. A Unidade Tecnogreen é especializada em tecnologia verde, isto é, a redução do impacto dos recursos tecnológicos no meio ambiente. Com projetos que vão desde a transformação de resíduos de biomassa – como restos de plantações de eucaliptos, por exemplos – em matérias primas; processos de reparação de compostos de resíduos em barragens ou redução do risco de vazamento de petróleo em plataformas de prospecção em alta profundidade.

Acesse a matéria completa aqui.

Deixar seu comentário

Postar comentário