Tratamento de minérios

Coordenador: Prof. Dr. Arthur Pinto Chaves

O tema de tratamento de minérios é um aspecto fundamental da mineração artesanal e é um dos fatores críticos de sucesso da sua evolução para operações responsáveis. A ausência de assistência técnica em áreas garimpeiras é a causa principal da precária condição de trabalho e de vida dessas comunidades. Em geral, os garimpeiros copiam os processos de seus vizinhos sem questionar adequação, impactos e eficiência. Em função dessa falta de planejamento de adequação dos processos produtivos, apenas 25% do ouro presente nos depósitos é recuperado pelos garimpeiros, normalmente por meio de processos gravimétricos rudimentares ou utilizando formas variadas de amalgamação com mercúrio.

Técnicas limpas e eficientes de recuperação de ouro e outros minerais já existem, o maior desafio para a área de tratamento de minérios consiste em adaptar tais processos (como a cianetação intensiva de concentrados gravimétricos ou a flotação) para a pequena escala de produção, e incentivar e divulgar os benefícios da adaptação dessas alternativas, eliminando a utilização de mercúrio na recuperação do ouro.

O NAP.Mineração/USP trabalha para o desenvolvimento de rotas de processo adequadas para o tratamento de minérios nas áreas selecionadas para as operações piloto. È feito um esforço específico para incentivar e divulgar os benefícios das técnicas limpas de recuperação mineral adaptadas para a pequena mineração.