Grupo de Explosivos

Coordenador: Dr. Jacopo Seccatore

O Grupo de Explosivos do NAP.Mineração/USP é um grupo de pesquisa dedicado a desenvolver o estado da arte na engenharia das detonações e aplica-lo em empresas de mineração de qualquer escala de forma responsável.

A gestão responsável de atividades de detonação envolve a segurança e a saúde como preocupações primordiais e imperativas, mas outro aspectos caracterizam uma operação responsável com explosivos. O aspecto econômico é imprescindível para que uma empresa responsável atenda as metas de produtividade e possa proteger o valor patrimonial: resultados de fragmentação incorreta ou desrespeito dos contornos de escavação podem afetar a produtividade; danos a estruturas ou equipamentos devido ao impacto de ultra-lançamentos podem levar à depreciação prematura dos ativos da empresa. O aspecto ambiental, aliás, é um problema diário para empresas que atuam com atividades de detonação em um ambiente antrópico: vibração do solo e controle de sobrepressão estão ficando cada vez mais um aspecto central no planejamento e na gestão dos desmontes com explosivo. Planejamento e projetação modernos estão evoluindo para enfrentar estes desafios.

O Grupo de Explosivos do NAP.Mineração/USP opera com uma metodologia de gestão integrada do desmonte de rocha com explosivo, pesquisando e atuando para aumentar a rentabilidade da operação pela otimização na cominuição, melhorar o controle sobre a granulometria dos produtos para maximizar os resultados comerciais e de processo, aumentar a segurança na operação, reduzir os impactos ambientais, e melhorar o controle geotécnico de taludes e espaços subterrâneos.