Gestão e governança

Coordenador: Eng.a Tatiane Marin

O planejamento estratégico na mineração tradicional em grande escala inclui um trabalho de preparação inicial altamente dispendioso (investigação e exploração mineral, modelagem de dados técnicos sobre os recursos geológicos, análise detalhada e estudo de cenários alternativos de mineração para explorar esses recursos) a fim de comprovar as reservas minerais.

Um importante desafio do tema de governança está associado à necessidade de ajustar essa abordagem tradicional para o contexto da mineração em pequena escala  com base nos conceitos de comprovação de uma “reserva mínima” e de “replicação” da produção.

Para isso, o NAP.Mineração/USP simula condições operacionais e de governança em diferentes cenários, confrontando abordagens artesanais e convencionais. Os resultados das simulações servem para definir um cenário específico para a nova abordagem para a pequena mineração. A equipe do NAP.Mineração/USP apoia o desenvolvimento e implantação de sistemas de gestão para garantir que as pequenas minerações operem de forma eficiente e responsável.