WORKSHOP BRASIL DPI

A mineração como catalizadora do desenvolvimento regional é tema de debate em Belo Horizonte (MG)

Workshop Multi-stakeholder foi realizado na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Departamento de Engenharia de Minas (DEMIN)

Representantes de empresas mineradoras, Organizações Não Governamentais (ONGs), representantes de povos indígenas, universidades, igrejas e governos participaram de uma intensa rodada de discussões com foco em no desenvolvimento regional. O evento, promovido DPI Mining (Development Partner Institute), é uma iniciativa da Kellog Innovation Network (KIN), com o apoio do NAP.Mineração da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).

Ao longo do workshop, realizado entre os dias 18 e 20 de setembro em Belo Horizonte (MG), foram abordadas as parcerias focadas nos seguintes pilares: “Propósito Compartilhado”; “Ecossistemas de Prosperidade” e “Existência de Empresas, Comunidades e Países Competitivos”.

Conduzidos pelos diretores do DPI, Wendy Tyrrell e Kulvir Singh Gill, os participantes puderam expor valores, metas e expectativas de cada empresa de modo a ampliar as boas iniciativas já em prática e buscar soluções para problemas atuais. Também foram discutidas formas para melhorar as visões de longo prazo, as estratégias e os esforços de desenvolvimento voltados às organizações, às comunidades em regiões de mineração no Brasil.

O pesquisador do NAP.Mineração/USP, Hélio Lazarim, conta que a participação dos mais de 60 atores foi intensa e resultou em grande contribuição para o “desenho de uma mineração do futuro”. “O mais importante de todo o processo foi que conseguimos realizar discussões neutras, que não foram lideradas por nenhum stakeholder ou setor”, comemora. “Nossos próximos passos serão a continuidade dessas discussões e da aproximação dos diferentes atores envolvidos no processo para descobrirmos, juntos, propósitos comuns”, explica.

Para Wendy Tyrrell, diretora-executiva do DPI, “a oportunidade de reunir vários grupos de diferentes stakeholders para debater temas em comum é estratégico para o desenvolvimento territorial. Todos os atores precisam ser considerados quando falamos sobre o desenvolvimento de um território. A mineração pode ser um catalizador para este desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida de todos que moram nestas regiões”.

“O evento teve abertura para as diferentes perspectivas, vários convites à reflexão, espaço e tempo adequados para compartilhamento e mediação bem-feita. Isso é importantíssimo para que a mineração possa promover o diálogo e o relacionamento com os diversos stakeholders do setor e, assim, as transformações necessárias à indústria”, finaliza.